Desfralde / Treino de toalete

20210301_162019.jpg

 

 

Quando iniciar o desfralde ? Meu filho está pronto  ?

A maioria dos especialistas concorda que antes de iniciar o treinamento de toalete, uma criança deve ser capaz de realizar as seguintes tarefas:

- Ir até o banheiro
- Sentar–se no vaso
- Permanecer seco durante algumas horas ou acordar seca depois de uma soneca
- Obedecer instruções simples
- Comunicar estar com vontade ou que está fazendo cocô ou xixi
- Demonstrar independência ao dizer "não"
- Imitar crianças mais velhas e adultos

— Os pais também precisam estar prontos para iniciar o processo de desfralde.

Pelo menos um dos pais terá que dedicar tempo e energia emocional para o treino diariamente, por pelo menos por três meses. Isso significa dar muitas doses de reforço positivo, estar preparado para acidentes e claro... muita lavanderia extra.

 

Considere adiar o desfralde se algums mudança na rotina da criança irá ocorrer como chegada de um irmão, irá se mudar para uma nova casa, se ocorreu algum fator estressante para a criança , se a mãe irá retornar ao trabalho ou se for iniciar em creche.

Muitas mudanças de uma só vez podem dificultar o treino e aumentar as chances de frustração e fracasso. A constipação também deve ser tratada antes de iniciar o processo.

 

Muitas vezes existe pressão por parte de outros pais, familiares ou professores no desfralde em determinada idade. Lembre-se que o desfralde, assim como nada no desenvolvimento das crianças, é uma competição. O sucesso em adquirir capacidades não significa uma criança ser mais inteligente que outra. Apresentar dificuldades com o desfralde ou iniciar em uma idade mais avançada não significa que seu filho é preguiçoso, teimoso, ou menos inteligente.

Quanto tempo levará o aprendizado?

A maioria das crianças são capazes de ficar secas durante o dia por volta dos dois a quatro anos de idade e o tempo médio de uma criança aprender a ficar seca durante o dia é de cerca de seis meses. A capacidade de ficar seco à noite pode vir junto à do dia ou demorar mais meses ou anos. As meninas geralmente completam o desfralde mais cedo, assim como crianças que possuem irmãos mais velhos.

Iniciando o Treino de Toalete.

  • Compre um penico com seu filho, deixe ele escolher. No início, é mais fácil de se utilizar em comparação ao adaptador de vasos sanitários. Decore-o com seu filho para que se torne sua cadeira especial.

  • O penico deve ficar em local de fácil acesso e se tornar algo rotineiro da criança. Pode ficar inicialmente em seu quarto ou local de brincar.

  • Acostume a criança sentar-se no troninho, completamente vestida para ler livros ou brincar.

  • Jogue os dejetos da fralda no penico e mostre à criança para que ele serve.

Dicas:

  • Leve a criança regularmente para o penico, principalmente após acordar de manhã e após as refeições, quando

    são os horários mais prováveis de vir a vontade de evacuar.

  • Depois que a criança já estiver acostumada a sentar-se no penico de roupas, leve-a para se sentar sem fralda. Coloque uma fralda molhada ou suja dentro dele para ajudar a criança a entender pra que ele serve.

  • Acostume a criança a dizer quando está com vontade de xixi e cocô. Atente-se aos sinais que seu filho manifestará, como se contorcer ou segurar os genitais. Neste momento vá com ela para o penico e elogie quando conseguir utilizá-lo. Seja paciente, porque pode demorar dias ou semanas até que seja bem sucedida. E lembre-se que os retrocessos são comuns.

  • Jamais punir, ameaçar ou brigar com seu filho se ele tiver acidentes ou não for usar o penico.

  • Você pode usar incentivos, como novos adesivos, para colar no penico quando ele conseguir fazer tudo certo ou outros mimos, como brincadeiras ou músicas.

  • Quando ele ja tiver dominado o penico, podemos passar para o vaso de adultos associado a um redutor de tampa para a criança se sentar.Sempre utilizar um apoio para os pés. ​A criança não deve ficar com os pés pendurados​, se possível os joelhos devem ficar um pouco acima do quadril para facilitar a força de evacuação.

  • Mantenha sempre uma atitude positiva e amorosa e evite ficar irritado quando a criança tiver acidentes.

  • Vista sempre roupas soltas e de fácil de remoção durante o período de treino.

  • Leve sempre roupas extras quando for sair.

  • Os meninos podem aprender a urinar sentados inicialmente. Quando estiverem acostumando bem, inicie o treino para urinar em pé.